De Grupo em Grupo: Teatro de Caretas

Companhia se apresenta no Festival Popular de Teatro de Fortaleza com o espetáculo A Farsa do Pão e do Circo

Comemorando dez anos de vida em 2011, o grupo Teatro de Caretas é especialista em arte de rua! Ele é um dos frutos das várias pesquisas sobre cultura popular realizadas pela atriz e socióloga Vanéssia Gomes. O grupo preza por uma trajetória que busca o teatro de olhar crítico e político sobre a sociedade contemporânea à luz das manifestações tradicionais populares e procura usar uma linguagem cênica baseada na construção de atores de rua.

Grupo Teatro de Caretas em ação!

A trupe, que costuma se apresentar com máscaras ou rostos pintados, prepara seus espetáculos sempre tendo como palco as ruas e praças dos lugares que andam! E eles já viajaram para várias cidades brasileiras com essa proposta. Até a sede do grupo é uma das praças de Fortaleza. É lá que acontecem as reuniões oficiais e os ensaios do grupo. “Nós já nascemos na rua”, afirma Vanéssia, uma das fundadoras e diretora da equipe.

Além do trabalho da encenação propriamente dito, o Teatro de Caretas realiza periodicamente pesquisas relacionadas às várias manifestações da cultura popular e as transforma em espetáculos que permitem cada vez mais interação com o povo. Nas peças, o grupo procura trabalhar as questões sociais do dia-a-dia urbano. É um trabalho contínuo de busca pelo espírito crítico da sociedade, buscando através da arte as transformações sociais que nos fariam refletir acerca de um mundo ideal.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published