O Teatro a serviço da Educação

Iniciativa para trabalhadores da construção civil levou o teatro ao canteiro de obras

O ano de 2011 foi diferente para os trabalhadores da construção: o Sindicato das Indústrias da Construção Civil realizou um feito inédito nos canteiros de obras: transformou-os em cenários de espetáculos de teatro. O projeto, chamado “Construarte”, fez com que os operários da construção ensaiassem durante o ano um espetáculo teatral sobre a sua realidade.

Foi a primeira vez que esses trabalhadores tiveram algum contato com o teatro. Através da arte, eles puderam aprender, entre outras coisas, a valorizar a mulher na profissão, combater a dengue, e o valor do conhecimento na vida das pessoas.

A peça “Construindo Sonhos”, foi exibida no último sábado (01) para uma plateia atenta, formada também por operários da construção e seus familiares. Uma narrativa do cotidiano pesado dos canteiros de obras, os conflitos e glórias diários, o descanso ao fim do dia para se sonhar com um amanhã mais suportável. O palco? O Theatro José de Alencar, lugar que a grande maioria dos novos atores nunca havia entrado, mas que, naquele momento, eram as estrelas da noite.

Nem é preciso dizer o quão foi emocionante foi o espetáculo. Saber que o teatro proporcionou uma vida diferente àquela gente, o quanto a peça em si ensinou de vida aos atores, e o quanto esses atores ensinaram de vida aos seus professores… Sem dúvida, um momento único na vida de cada um que esteve presente. O Festival Popular de Teatro de Fortaleza apoia e aplaude todas as iniciativas de usar o teatro como escola. Que venham mais eventos assim!

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published